As 10 melhores táticas para geração de leads via Inbound Marketing

As 10 melhores táticas para geração de leads via Inbound Marketing

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  • 1 de dezembro de 2015

Gerar leads nem sempre é uma tarefa fácil e por esse motivo, constantemente são criadas novas técnicas e ferramentas que auxiliam as empresas nesta atividade.

Dentre as diversas estratégias, é fato que algumas funcionam melhor do que outras. Por isso, pensando neste assunto, separamos uma lista das top 10 táticas para geração de leads em seu negócio via Inbound Marketing. Acompanhe!

Top 10 táticas para geração de leads

10 – Crie conteúdos relevantes

Sem dúvidas a criação de conteúdo é um dos pilares do inboud marketing, já que consiste em educar o público-alvo e faz a empresa se tornar referência antes mesmo de efetuar qualquer venda.

Além disso, a criação de conteúdos, seja ela por meio de sites, blogs ou mídias sociais, auxiliará a empresa a se destacar nos motores de busca dentro de seu nicho com resultados orgânicos.

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9 – Atualize seu blog com frequência

Diversos são os benefícios para se ter um blog e neste caso, não daria para listarmos todas as vantagens em um único artigo. No entanto, quando o assunto é geração de leads via Inbound Marketing, é possível destacar o blog como sendo uma das principais ferramentas, e não é à toa que classificamos ele na lista de top 10.

Mas quem deseja gerar mais leads para o seu negócio, não basta ter um blog e mantê-lo desatualizado. A grande vantagem aqui, é criar constantemente conteúdos (seja diariamente ou semanalmente), a fim de aumentar as chances de ser encontrado pelos motores de busca para diversos assuntos relacionados ao seu nicho. Portanto, invista em um blog corporativo, crie conteúdos de qualidade frequentemente e os leads serão somente uma consequência desta ação.

8 – Divulgue os conteúdos de forma adequada

Tão importante quanto criar conteúdos, é divulgá-los da maneira adequada para que seu público-alvo receba a informação. Neste caso, é fundamental estudar as palavras-chaves e otimizar o conteúdo de forma adequada para que os leitores os encontrem no momento certo.

7 – Mantenha seu site atualizado

O site é o maior ativo digital de uma empresa na internet. Mas se engana quem pensa que ele não precisa de atualizações assim como um blog.

Neste caso, é fundamental avaliar o comportamento dos visitantes dentro do site como, por exemplo, taxa de permanência, páginas mais navegadas, entre outros detalhes.

Este tipo de análise, além de ser vantajoso para melhorar a experiência dos visitantes no site, também auxilia a conhecer quais são os maiores interesses de cada lead.

6 – Crie Newsletter

Esta tática é considerada uma das mais eficientes para se gerar leads, pois uma vez que o leitor do seu blog ou site opta por receber e-mails da sua empresa, significa que ele tem interesse no que você tem a oferecer e neste caso, este público terá um grande potencial para ser tornar um cliente.

Portanto, se você ainda não possui em seu site ou blog, um formulário de newsletter, vale a pena investir neste recurso.

5 – Nutra seus leads

A nutrição de leads é fundamental para manter as pessoas interessadas pela sua empresa e esta técnica deve ser feita desde o início da relação com os leads.

Nesta etapa é preciso ter a consciência de que as pessoas ainda não estão preparadas para comprar seu produto ou serviço e neste caso, é muito importante resistir à tentação de querer vender algo logo de primeira. Do contrário, você poderá perder facilmente a boa relação que sua empresa tem criado com seus leads.

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4 – Aposte nas mídias sociais

Além dos tráfegos gerados pelos mecanismos de buscas, as redes sociais aparecem em segundo lugar com uma excelente fonte de tráfego para um site, blog ou página de captura. Desta forma, apostar neste recurso é uma excelente maneira de gerar leads qualificados.

Para aplicar esta técnica, recomenda-se promover a marca da empresa, utilizando perfis e fan pages e criar engajamento com o público-alvo por meio de grupos e comunidades relacionados ao seu nicho.

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3 – Invista no e-mail marketing

O uso do e-mail marketing de forma correta, possibilita não só aumentar o engajamento com seus atuais leads, mas também adquirir novos leads por meio do compartilhamento.

Neste caso, recomenda-se enviar conteúdos para sua lista de contatos e inserir botões de compartilhamento. Assim, você estará incentivando seus leads a compartilharem o conteúdo com outras pessoas.

Se você ainda não está familiarizado com essa ferramenta baixe gratuitamente nosso e-book de Introdução ao email marketing clicando aqui.

2- Invista em publicidade paga

Outra tática que pode ser uma ótima fonte geradora de leads para sua empresa, é optar pela publicidade paga. Por meio deste recurso é possível promover sua empresa ao público que realmente irá se interessar pelo que você tem a oferecer, pois a publicidade é feita de maneira segmentada.

Outra grande vantagem é o retorno imediato, pois uma vez tendo divulgado sua campanha, já é possível gerar leads em poucas horas.

Portanto, investir em publicidades pagas (Facebook Ads, Google Adwords, Bing Ads, entre outros), é uma das melhores táticas para a geração de leads em seu negócio.

1 – Planejamento e estratégia

É grande o número de empresas com problemas de desempenho em seu marketing simplesmente por não passarem uma mensagem clara em suas estratégias. Em outras palavras, o grande erro destas empresas quando o assunto é geração de leads, está na falta de planejamento, assim, não importa o quanto de investimento em marketing é realizado se a empresa não se planejou estrategicamente para passar a mensagem adequada ao seu público.

Portanto a tática número 1 para a geração de leads via inbound marketing, é inicialmente, criar um planejamento estratégico bem elaborado antes de aplicar qualquer uma das 9 táticas citadas anteriormente.

Além das táticas listadas acima, é fato que existem muitas outras técnicas que trazem excelentes resultados na geração de leads. Porém, cabe a cada empresa testá-las e avaliar sua viabilidade dentro de suas estratégias de negócio.

Gostou das táticas? Saiba também como qualificar leads e vender mais.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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