Produtividade: arte de fazer o dobro na metade do tempo

Produtividade: arte de fazer o dobro na metade do tempo

  • 0
  • 2 de agosto de 2016

Produtividade é uma palavra-chave para que um negócio tenha sucesso, não é mesmo? Imagine se houvesse uma metodologia que permitisse que os seus projetos fossem concluídos na metade do tempo – e sem perder qualidade ou precisar gastar muito dinheiro. Seria ótimo, não seria?

Não só seria, como é. Jeff Sutherland escreveu um livro inteiro para explicar como a metodologia Scrum pode revolucionar os resultados alcançados em uma empresa.

A metodologia Scrum

Sutherland observou que algumas empresas chegam a ter 85% dos seus esforços desperdiçados. Para ele, a metodologia cascata é uma das grandes responsáveis para isso acontecer. A teoria é ótima: todas as etapas do projeto são planejadas lá no início. Mas, na prática, a execução não funciona tão bem quanto deveria. Falta agilidade, monitoramento e sobram relatórios.

Para resolver o problema, Sutherland criou o método Scrum. Ainda que a metodologia tenha sido pensada para o desenvolvimento de softwares, ela vem sendo usada com eficiência em diversas outras áreas. Um dos pontos-chave do Scrum é o monitoramento frequente das atividades. Isso é essencial porque garante que problemas sejam resolvidos o quanto antes e não se acumulem no final do projeto. Nesses monitoramentos, é possível fazer alterações que garantam melhores resultados e mais agilidade ao trabalho desenvolvido.

Vale dizer ainda que Scrum foi uma palavra tirada do jogo de Rugby – este é o nome dado ao momento em que o jogo vai ser reiniciado e todos os jogadores ficam no centro do campo. A sinergia entre os atletas nesta hora e os movimentos coordenados para atingir um mesmo objetivo foi o que inspirou Sutherland a dar este nome a sua metodologia.

Como usar o Scrum para aumentar a produtividade da sua empresa

Confira alguns dos ensinamentos que podem ser aplicados hoje mesmo, no seu negócio:

Dar prioridade ao que mais importa

Quais são as atividades que mais geram valor à empresa? Estas devem ser as prioridades nas listas de tarefas!

Definição de objetivos e metas

Parte da metodologia Scrum é dividir o projeto em etapas e definir prazos para cada uma delas. Estas etapas são chamadas de Sprints. A ideia pode ser facilmente implementada em empresas de todas as áreas. Basta definir a meta principal e estipular quais são as atividades necessárias para chegar lá. Os prazos são importantes para garantir que o projeto se tornará realidade e não será abandonado na metade.

Foco

Para Sutherland, atividades são cumpridas com muito mais agilidade e qualidade quando recebem 100% de foco. Evite se dividir entre diferentes tarefas.

Reuniões frequentes e melhorias contínuas

O monitoramento frequente das atividades é um dos segredos do método Scrum. As reuniões realizadas entre uma Sprint e outra garantem que sejam feitas melhorias sempre que necessário e que problemas sejam resolvidos antes que se tornem maiores. Isso é essencial para garantir que as atividades fluam da melhor maneira possível – adote a ideia na sua empresa.

 

Aqui na WCK usamos métodos ágeis para a gestão de todos os projetos dos nossos clientes, o Sprint é semanal e realizamos reuniões rápidas diariamente para acompanhar a execução das tarefas. Dessa forma, conseguimos aumentar o ritmo das entregas e identificamos antecipadamente problemas ou necessidade de mudanças no planejamento.

 

E você, conhece ou já utiliza a metodologia Scrum? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários. 

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o