8 Lições que aprendemos com a apresentação do iPhone 6

8 Lições que aprendemos com a apresentação do iPhone 6

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  • 10 de setembro de 2014

É nítido que o mundo para quando a Apple anuncia novos produtos. Essa expectativa coloca todos com ouvidos e olhos muito atentos para não perderem nenhum detalhe sobre o novo iPhone, o novo relógio ou um novo aparelho revolucionário que pode mudar o mercado de tecnologia.

Aqui na agência sempre analisamos não só os detalhes da mensagem principal mas também tudo que envolve e sustenta o evento. A forma como os apresentadores se comportam, o preparo em torno do palco, as luzes do ambiente, a posição do público em relação à tela de slides, o traje dos palestrantes e etc.

Com essa análise listamos abaixo 8 lições muito importantes que merecem ser lembradas em uma apresentação:

1. Pontualidade como exemplo de profissionalismo

pontualidade
A pontualidade é algo muito importante, e demonstra sua preocupação e respeito com a sua audiência, além de reforçar a imagem de muito profissionalismo. A pontualidade também se aplica em apresentações que necessitam ser enviadas por e-mail, ou seja, nunca negligencie ou demore demasiadamente no envio delas.

2. O preparo do local é imprescindível

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No teatro Flint Center, toda a equipe responsável preparou de forma impecável cada detalhe de iluminação, onde o foco era criar uma experiência totalmente voltada para o acontecimento, que no caso era a mensagem do apresentador, de modo que a platéia permanecia conectada e ao mesmo tempo confortável. Independentemente do formato da sua apresentação, seja ela com audiência presencial ou não, você deve preparar o entorno e essa é a lição que se deve tirar. Pense no peso do arquivo caso for enviar por e-mail, nas cores escolhidas caso ela for ser projetada e na curadoria do conteúdo.

3. Conte uma história que envolva

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Já ouviu falar de storytelling? Pois bem, eles contam um pouco da história do iPhone, porém nada muito extenso pois todos já sabem muito bem qual é o gadget mais famoso da Apple.

O foco era o lançamento do seu sucessor, o iPhone 6. Essa simplicidade na introdução foi apenas uma preparação para o momento do tão esperado smartphone. Observe que a apresentação tinha um objetivo muito claro e a introdução já revelava um pouco do que estava por vir. Esta é uma técnica utilizada para prender a atenção do público e criar uma expectativa ou um preparo para que eles entendem a razão de estarem ali. Deixe claro desde o começo porque o tema interessa a todos.

 

Para reforçar como você deve utilizar os slides, observe que na apresentação da Apple o apresentador utiliza os slides apenas como apoio e sustentação para o que ele fala. É assim que suas apresentações devem ser desenhadas.

4. A simplicidade dos slides facilita o entendimento

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“Simplicidade é o máximo da sofisticação”. Essa frase de Steve Jobs é a filosofia em que a Apple produz não só seus produtos mas também desenvolve suas apresentações. A identidade visual da empresa deixa evidente o seu conceito “clean”.
Nos slides utilizados na última apresentação, todo conteúdo de cada slide era mínimo, mostrando somente o necessário. O uso de bullets era nulo e sempre há uma preferência clara por imagens ao invés de textos. E cada slide deve ter, no máximo, 40 caracteres. Esses elementos representam o que o palestrante fala, ou seja, a imagem sustenta sua argumentação de modo que toda atenção da audiência se mantém fixa no apresentador.

5. Gráficos simples descomplicam o conteúdo

graficos
Gráficos muitas vezes são utilizados para colocar o maior número de informação sem se preocupar com a intuitividade do mesmo. Porém, a Apple utilizou gráficos simples e estilizados, facilitando a leitura por parte do público.

Note que eles mantiveram o conceito clean durante toda apresentação, inclusive nos gráficos. Quando se prepara uma apresentação que demanda o uso de gráficos boa parte das pessoas utiliza as ferramentas prontas do PowerPoint (e outras ferramentas semelhantes), criando gráficos complexos e que se destoam completamente do layout do projeto como um todo. O segredo é manter tanto a simplicidade quanto o design da sua apresentação.

 

6. Humor na medida certa

humor
O humor sempre deixa a conversa mais agradável. De forma sutil é muito bem-vindo, ou seja, não pode parecer um comediante de stand up. Tim Cook é o presidente da Apple – e se comporta como tal – e nessa última apresentação cativou a plateia através de piadas pontuais apenas para quebrar o gelo, o que funcionou muito bem.

7. Não prolongue um assunto

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Um dos palestrantes foi Kevin Lynch, ele foi responsável por apresentar o novo relógio da Apple. Até onde era novidade em relação as funcionalidades tudo ocorria muito bem, porém, a partir do momento em que ele começou a falar de aplicativos e ferramentas que já existiam em outros dispositivos da própria Apple e até em relógios de outras marcas, o público começou a se dispersar, criando uma grande desconexão, pois não tinha mais nada de novo no que ele estava falando.

Portanto, saiba o momento certo de conduzir uma apresentação. Ela não pode ser massante, seja ela enviada por e-mail ou presencialmente. Vale lembrar que isto não tem relação nenhuma com o número de slides mas sim com o fluxo do conteúdo.

8. Surpreenda

surpreenda
Uma boa técnica para encerrar com chave de ouro é deixar uma surpresa ou algum elemento ou assunto para que as pessoas fiquem pensando no final da apresentação. A Apple decidiu terminar anunciando o show do U2 no próprio palco do evento. Isso fez o público ir ao delírio, pois pegou todos de surpresa. Use o show do U2 como uma metáfora e surpreenda sua audiência, seja com um conteúdo inesperado ou com uma interação surpreendente.

Se você deseja aprender, passo a passo, a como desenvolver apresentações criativas, o “Guia Passo a Passo para Apresentacões Criativas” aborda muitas técnicas, dicas e métodos de como criar apresentações que surpreendem. Para saber mais sobre este guia, acesse aqui o vídeo de apresentação.

E você, acrescentaria mais alguma lição além dessas?

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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