7 estratégias para contornar a crise em 2016 com um bom plano de vendas

7 estratégias para contornar a crise em 2016 com um bom plano de vendas

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  • 12 de janeiro de 2016

* Temos um conteúdo fresquinho e atualizado, baseado nesse blog post, que vai te ajudar a manter a crise longe em 2017

2015 já terminou, e após um ano turbulento onde a mídia explorou constantemente a crise como uma das principais notícias, surge aquela dúvida: E 2016 como será? Há quem diga que a crise ainda irá continuar e poderá se arrastar até o final de 2016.

Mas deixando o pessimismo um pouco de lado, todo empresário sabe que para sobreviver a uma crise, é preciso se planejar. Pensando neste assunto, separamos 7 estratégias para que você possa contornar a crise em 2016 montando um bom plano de vendas. Acompanhe:

Supere a crise com as vendas em 7 passos

1. Tenha sua meta definida

Definir as metas da sua empresa é sem dúvidas a principal estratégia para contornar a crise com um bom plano de vendas. Neste caso, os principais pontos a serem definidos são:

  • Qual será o percentual de crescimento que minha empresa pretende conquistar?
  • Quais são as barreiras de investimento em meu negócio? Por exemplo: Precisamos investir em marketing e expansão de equipe de vendas, mas temos recursos financeiros para isto?

2. Planeje a conquista de novos clientes

Planejar a conquista de clientes também é uma estratégia que deve fazer parte do plano de vendas para o próximo ano. Neste caso, é preciso fugir de algumas armadilhas que possam gerar gastos excessivos na busca por clientes em tempos de crise. Desta forma, recomenda-se as seguintes ações:

  • Considere incentivar seus atuais clientes a indicarem sua empresa para amigos. Assim você economiza em divulgações e ao mesmo tempo cria clientes defensores da sua marca.
  • Incentive seu time de vendas a conquistar novos clientes, dando-lhes bonificações por cada cliente conquistado.
  • Considere optar pelo marketing digital por ser uma maneira barata e eficaz de se conquistar clientes.

3. Invista em seus atuais clientes

Investir na conquista de novos clientes pode ser muito bom para qualquer negócio, porém é preciso avaliar que esta estratégia é mais cara, e em tempos de crise isto pode ser um grande problema. Portanto:

  • Invista na satisfação de seus atuais clientes e esteja atento aos seus feedbacks;
  • Atue com pesquisas de satisfação e conheça a opinião de seus clientes, bem como o comportamento dos consumidores em tempos de crise;
  • Crie ações para melhorar o relacionamento com seus atuais clientes e se aprofunde em conhecer cada vez mais seus perfis, suas necessidades e suas perspectivas em relação a sua empresa.

4. Planeje aumentar seu ticket médio

Em tempos de crise, é comum as empresas perderem parte de seus atuais clientes e consequentemente comprometerem seus faturamentos. Para driblar este problema e contornar a crise, recomenda-se buscar estratégias para aumentar o ticket médio.

Para isso, é necessário fazer uma boa gestão do estoque e avaliar os produtos que podem complementar outros itens. A dica aqui é se projetar para aproveitar os atuais clientes e não sofrer tanto com possíveis baixas.

5. Treine a equipe

Manter o time de vendas e marketing preparados, também tende a impactar positivamente a empresa em tempos de crise.

Para isso, é necessário desenvolver uma equipe proativa para atender cada cliente de forma personalizada, a fim de compreender suas necessidades e oferecer o produto ou serviço que ele necessita. Tratar cada cliente como único, ajuda em sua fidelização e sua satisfação com a empresa.

Além disso, é fundamental que a equipe de vendas e gestores estejam sempre alinhados buscando o mesmo objetivo, desta forma é importante realizar reuniões com maior frequência e motivar a todos os colaboradores.

6. Revise seu mix de produtos e serviços

Muitas empresas possuem mix de produtos bastante variados, o que em momentos de crise pode vir a ser prejudicial ao negócio, quando estes ficam muito tempo em estoques e não são vendidos.

Para não sofrer com este problema em 2016, a dica é fazer uma revisão de todo o mix e eliminar os produtos que não geram uma boa margem de lucro e que ficam muito tempo parado em estoque. Utilizá-los para aumentar o ticket médio da sua empresa, é uma ótima alternativa conforme citado anteriormente.

7. Otimize processos

A otimização de processos é essencial em momentos onde o maior desafio está em fazer mais com recursos reduzidos. E neste caso, otimizar o tempo, as rotinas administrativas, vendas e demais processos, podem fazer a diferença, uma vez que permitem o aumento de produtividade e até mesmo a redução de custos. Portanto, faça um diagnóstico organizacional para entender o que atacar e o que deixar para trás.

Além disso, a otimização nos processos de vendas utilizando, por exemplo, um CRM de vendas, pode facilitar a rotina de trabalho, já que auxilia na administração e atendimento de clientes e prospectos.

* Passo extra: Identifique erros mais comuns

Algumas empresas não conseguem obter sucesso mesmo com altos investimentos no time de marketing. O que acontece é que o esforço por si só não é suficiente para conquistar ganhos expressivos em vendas. Ou seja, planejar sua estratégia de Marketing de maneira bem estruturada é fundamental para aumentar seu retorno sobre investimento e, em consequência, suas vendas. Então confira:

>> Muita ação e pouco resultado: o que minha empresa está fazendo de errado (ou quais são os erros mais comuns em Marketing Digital) <<

Conclusão

Crises vem e vão. Porém, estar preparado para elas, é o que realmente fará a diferença no sucesso de seus negócios. O ano de 2016 pode não ter as melhores expectativas econômicas, mas ainda assim é preciso se planejar e buscar progressos.

As dicas aqui citadas são somente algumas maneiras de contornar a crise nesse ano. No entanto, você deve avaliar com maiores detalhes, o que sua empresa pode fazer dentro do seu planejamento de vendas, para bater suas metas e obter sucesso mesmo com a crise.

Gostou das dicas? E você, como tem se preparado para a crise? 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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