7 dicas de como gerar mais negócios em feiras e eventos (e mais um extra!)

7 dicas de como gerar mais negócios em feiras e eventos (e mais um extra!)

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  • 5 de Janeiro de 2016

* Esse conteúdo foi atualizado em 2017.

Não é novidade que as feiras e eventos de negócios são ótimas oportunidades para expandir networking, conhecer tendências do mercado e aumentar o número de clientes das empresas. Realizadas em diversos locais e variando conforme os segmentos, estas feiras têm unido a cada ano mais empresas que desejam expor seus trabalhos assim como visitantes interessados em conhecer o que há de melhor em cada nicho.

E se você pretende obter bons resultados neste tipo de evento, acompanhe a seguir as dicas que preparamos:

7 dicas para sua empresa se destacar em feiras e eventos

1. Planejamento

O planejamento é uma atividade fundamental em qualquer momento de um negócio e para feiras e eventos, também não é diferente. Se você irá visitar uma feira de negócios, recomenda-se o seguinte:

  • Conheça a programação da feira e quais empresas irão participar expondo seus produtos e serviços;
  • Dentre as empresas participantes, pesquise por aquelas que você possui interesse em fazer negócios;
  • Tenha sempre em mãos um cartão de visitas atualizado.

Por outro lado, se você irá expor sua empresa em estande:

  • Estude o regulamento para não ter problemas com as normas do evento;
  • Conheça o seu público-alvo e saiba quais produtos/serviços poderão despertar maior interesse;
  • Tenha recursos visuais e materiais que divulgue a sua marca de maneira adequada.

2. Dê continuidade ao seu networking

Seja para quem irá visitar as feiras ou para quem irá expor seu trabalho em estandes, é preciso ir além de simplesmente capturar os dados de outras empresas. Neste caso, é fundamental cultivar o networking criado mesmo que parte dos contatos não venha fazer negócios com sua empresa em um primeiro momento.

3. Atenção na hora da abordagem

Quem participa de feiras e eventos como expositor, deve ficar atento na forma correta de abordar seus visitantes. Neste caso, é fundamental fazer as perguntas corretas e não criar um clima de venda logo no primeiro contato. Desta forma, trabalhe em uma abordagem onde você consiga descobrir rapidamente dados importantes sobre seus visitantes como, por exemplo, nome, cargo, cidade, interesses e dificuldades. Assim, sua empresa conseguirá obter um melhor relacionamento e poderá trocar cartões com seus visitantes.

4. Ressalte os sentimentos

Durante o processo de apresentação de seus produtos e serviços, é fundamental dar liberdade aos seus visitantes para experimentarem e conhecerem com maiores detalhes o que sua empresa tem a oferecer. Desta forma, é interessante dar acesso aos visitantes para que possam experimentar, tocar, sentir, ouvir e provar seu produto ou serviço. Assim você ressalta os sentimentos do público e possui maiores chances de concretizar negociações.

5. Garanta uma equipe bem treinada

Para gerar mais negócios em feiras e eventos, é essencial que sua empresa tenha uma equipe treinada e preparada para atender corretamente seus visitantes. Portanto, procure prepara-la com antecedência de modo a estarem aptos para responderem dúvidas, apresentarem as novidades da empresa, capturarem dados de visitantes e garantir que a imagem da empresa seja bem representada.

6. Crie oportunidades

Após o evento, verifique a relação de visitantes que informaram seus dados como e-mail e telefone. Entre em contato com cada um deles para lhes agradecer pela visita em seu estande e aproveite para marcar uma reunião ou envie seu portfólio de produtos e serviços para criar oportunidades de negócios. Essa atitude demonstra que você esteve atento a todos os visitantes que entraram em seu estande.

7. Promova o marketing pré-feira – Invista em uma estratégia online

Outra dica muito eficiente para gerar mais negócios em feiras e eventos, é simplesmente incentivar a participação do seu público-alvo nas feiras e eventos que sua empresa irá participar. Utilizar newsletter, e-mail marketing ou até mesmo redes sociais, pode ser uma ótima maneira para convidar seus leads e propects para conhecer de perto o seu trabalho.

Dica extra: Os benefícios de ter uma estratégia online para o seu evento

Integrar ações de marketing digital ao que você já realiza hoje pode trazer diversos benefícios para melhorar o retorno do seu investimento em um evento.

A Resultados Digitais listou alguns pontos positivos de uma estratégia online para eventos, confira:

  • Você pode criar uma lista segmentada com clientes e potenciais clientes da região e convidá-los para te visitar durante o evento;
  • Crie uma Landing Page aberta em um tablet ou computador para permitir que novos clientes se inscrevam e ganhem cupons de descontos e outros benefícios para conhecer a sua solução/produto;
  • Se você tiver acesso à lista das pessoas e empresas que comparecerão à feira, é possível já escolher algumas dessas para fazer um primeiro contato e marcar um horário para conversar no evento;
  • Com os contatos gerados no evento, você pode segmentar listas de e-mails baseadas em interesse, direcionando a sua comunicação para o público mais adequado ao seu perfil;
  • Você também pode elaborar as ações online que acontecerão no pós-evento antes que ele ocorra, economizando tempo e aumentando a produtividade da sua equipe.

“A tecnologia também te ajuda a alcançar mais pessoas durante os eventos. Enquanto a sua equipe tem a limitação de só conseguir atender um determinado número de pessoas por vez e irá priorizar os contatos mais próximos de uma compra que chegarem, você pode aumentar o número de contatos captados tendo pessoas posicionadas para dar o atendimento inicial e através de Landing Pages abertas em tablets armazenar as informações de quem chegar até você e enviar para a sua equipe comercial depois do evento”. – Resultados Digitais

A participação em feiras e eventos é sem dúvida importante para muitas empresas, e pode ser um excelente investimento para tornar a sua empresa conhecida no mercado e envolver pessoas que ainda não tem contato com a sua marca.

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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