7 benefícios que sua empresa está perdendo por não estar no LinkedIn

7 benefícios que sua empresa está perdendo por não estar no LinkedIn

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  • 12 de agosto de 2015

Não há dúvidas de que uma sólida presença online, cada vez mais, deixa de ser um modismo para se tornar uma estratégia de ganho de mercado, de conquista de consumidores e melhorias nos resultados. Assim, o LinkedIn, com sua natureza profissional, vem se mostrando uma excelente plataforma para isso. Os números falam por si só: em fevereiro deste ano, foi anunciado que a rede social superou os 20 milhões de usuários no Brasil.

Mas afinal, o que é exatamente o LinkedIn?

É importante compreender que o LinkedIn não é meramente uma rede social de currículos. Ela é uma plataforma destinada também às pessoas de negócios. Pessoas influentes em todo o mundo utilizam esta rede para expor ideias e também para se aproximar de seus públicos-alvo, reconhecer tendências e fazer negócios.

Além dos perfis pessoais, onde os usuários expõe suas qualificações e experiências profisionais, o LinkedIn também permite a criação de páginas corporativas – as chamadas company pages -, onde as empresas podem contar sua história, se aproximar dos consumidores, compartilhar oportunidades, encontrar potenciais talentos, enfim, promover sua marca em grande escala para um público qualificado (pessoas com interesses profissionais e de negócios).

Uma poderosa ferramenta de Marketing

A seguir, descubra quais benefícios o LinkedIn oferece às empresas de todos os segmentos e portes e veja se eles são suficientes para você se convencer a criar agora mesmo sua company page:

1 – Com o LinkedIn é possível localizar parceiros de negócios, clientes e fornecedores

Seja quais forem os seus objetivos de negócios, o LinkedIn pode ajudá-lo a construir uma rede de contatos úteis. Uma simples busca na plataforma pode revelar milhares de especialistas, prestadores de serviços e clientes potenciais.

Dica: conecte-se a pessoas do seu mesmo nicho de atuação, ou então dos segmentos que são potenciais clientes para sua empresa. Use os botões de busca para localizar pessoas; participe de grupos de discussão.

2 – O LinkedIn é uma excelente ferramenta de recrutamento e seleção

Lembre-se dos 20 milhões de profissionais cadastrados no LinkedIn. Esta rede social é, portanto, um local de fácil acesso a um mar de profissionais qualificados, em todos os tipos de especialização e nos mais variados níveis de carreira.

Dica: sua empresa pode localizar potenciais talentos de duas formas: adquirindo um pacote de recrutamento ou simplesmente fazendo buscas, sem nenhum desembolso financeiro. O grau de facilidade de chegar aos perfis ideais para o quadro de funcionários é, logicamente, definido pela aquisição de um pacote de serviços ou a utilização do perfil gratuito. Há ainda, a possibilidade de fazer anúncio de vagas, segmentando por perfis de profissionais, gênero, localização e outros tantos filtros.

3 – Com o LinkedIn, sua empresa consegue entregar conteúdo a um público qualificado

As pessoas que seguem uma company page são realmente interessadas no universo de negócio da empresa. Assim, entregar conteúdo na timeline destas pessoas é uma excelente forma de se relacionar com elas.

Os posts do blog podem ser promovidos no LinkedIn por meio de uma chamada seguida do link de acesso.

Dica: os executivos da empresa (porta-vozes) podem criar e participar de grupos de discussão, se conectar com outros executivos e até tratar de negócios. Para isso, claro, é preciso criar uma estratégia, respeitando a “etiqueta” inerente à rede.

4 – O LinkedIn entrega os conselhos de autoridades em negócios na sua tela

De Philip Kotler, o pai do Marketing, a Barack Obama, passando por milhares de outros executivos e profissionais de todos de todos os níveis de influência e em todos os patamares de carreira, o LinkedIn proporciona uma excelente plataforma de conteúdo valioso aos seus usuários. Isto porque, é possível utilizar o Pulse, uma ferramenta de blog, dentro da própria rede.

Dica: pesquise sobre qualquer assunto no campo de buscas e encontre os pontos de vistas de milhares de profissionais especializados. Use palavras-chave, exemplo: ‘Marketing de Relacionamento’.

5 – O LinkedIn ajuda sua empresa a consolidar sua marca de empregadora

Mais do que criar um excelente ambiente de trabalho, é preciso que a empresa seja reconhecida como uma excelente empregadora. E nada melhor do que tratar deste assunto no LinkedIn – é lá que as empresas tratam de assuntos profissionais, inclusive buscando trabalho.

Dica: crie conteúdo que reforce sempre a reputação de empresa boa empregadora. Mostre os benefícios oferecidos, publique fotos dos profissionais em ação, ofereça vagas etc.

6 – O LinkedIn é um excelente canal para a publicação de anúncios

Assim como o Facebook, o LinkedIn também oferece às empresas a oportunidade de publicar anúncios num sistema de ‘self-service’ – o LinkedIn Ads. É possível segmentar a entrega destes anúncios e fazer investimentos “pré-pagos”, ou seja, determinar quanto será investido.

Os anúncios são mostrados apenas aos usuários qualificados, de acordo com os parâmetros estabelecidos previamente pelo anunciante, e deixam de ser exibidos no exato momento em que a quantidade de cliques contratados se finda.

7 – O LinkedIn é um excelente canal para a geração de leads

A identificação e qualificação de leads no LinkedIn é um trabalho que depende muito mais da influência do executivo do que do poder de venda. Aliás, é aconselhável não ter uma abordagem de vendedor, mas sim de influenciador.

Para tal, o executivo deve participar de grupos de discussão sobre temas que têm a ver com seu universo de negócios e mostrar o quanto ele pode ajudar os membros a conhecer melhor. Também é recomendada a criação de grupos de discussão. Por exemplo, se a empresa é uma desenvolvedora de software ERP, o executivo pode ser o moderador de um grupo intitulado ‘O poder do ERP’, onde pessoas interessadas possam conversar sobre o assunto.

Com isso, surgirão dúvidas e até será possível identificar clientes potenciais.

Que tal? Agora você está pronto para usar o LinkedIn para potencializar os resultados do seu negócio? Conte para gente nos comentários!

 

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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