6 maneiras de você vender mais e melhor apenas organizando processos internos

6 maneiras de você vender mais e melhor apenas organizando processos internos

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  • 17 de agosto de 2016

Muitas empresas investem fortemente em diversas estratégias para aumentar suas vendas, atraindo e mantendo clientes. No entanto, em muitos casos esses investimos podem acabar se tornando gastos desnecessários se os processos internos da companhia não estão alinhados.

Desta forma, para vender mais e melhor, muitas vezes depende apenas de ajustes internos que organizem os processos da empresa. Pensando neste assunto, separamos seis maneiras de você aumentar o volume a qualidade de suas vendas, apenas organizando processos internos. Acompanhe!

Como organizar os processos em 6 passos

1. Melhore a comunicação interna

Dentro de qualquer empresa, ter uma boa comunicação é fundamental. Manter colaboradores informados e ouvir o que todos têm a dizer, permite o alinhamento de objetivos, melhora as relações internas e auxilia no melhor desempenho da companhia.

Desta forma, o ideal é que todos estejam cientes dos objetivos e planejamentos estratégicos da empresa. Com isso, os colaboradores efetivamente irão sentir que são parte importante da companhia e que seus trabalhos são fundamentais na conquista dos objetivos.

Para que a comunicação seja efetiva é importante disponibilizar canais de comunicação, onde todos possam ter acesso a informações e neste caso, alguns recursos como murais, intranet, reuniões periódicas, podem ser utilizados.

2. Defina regras claras e objetivas

O tradicional planejamento estratégico anual é uma referência para propor metas para a empresa. No entanto, é preciso clareza na hora de definir as regras para as atividades que serão realizadas. Assim, todos os membros da equipe, precisam saber a importância de seus papéis e de suas atividades para os resultados da empresa.

Portanto, a objetividade e a clareza são fundamentais, pois ao conhecer o que pode e o que não pode ser feito, os erros tendem a diminuir e a produtividade passará a refletir no aumento de vendas de qualidade.

3. Tecnologia como aliada

A tecnologia pode e deve ser uma grande aliada na melhoria de processos internos e crescimento nas vendas. Para integrar os departamentos de marketing e vendas, por exemplo, recomenda-se o uso de um ERP. Assim, cada departamento insere seus dados no sistema, que por sua vez faz o cruzamento das informações e facilita na hora de tomar decisões e atuar nas atividades.

Desta forma, apostar na tecnologia trará grandes benefícios para os processos internos da sua empresa como, por exemplo, agilidade, precisão, integração e parametrização.

4. Amplie os pontos de contato com o cliente

Outro processo interno que pode ser melhorado para quem pretende vender mais e melhor, está na diversificação de pontos de contatos com os clientes.

Assim, independente do ramo em que se atua, é preciso avaliar que somente o telefone já não é mais suficiente para a comunicação entre empresa e cliente. Logo, é preciso expandir os canais de comunicação, optando também por e-mails, chats, website corporativo, redes sociais, entre outros.

Além disso, mais do que simplesmente expandir esses canais de comunicação, é preciso também se organizar para disponibilizar uma equipe adequada para atuar em cada ponto de contato e atender adequadamente aos clientes e possíveis clientes.

5. Descomplique a linguagem

Processos de vendas com linguagens complexas e falta de detalhamento em contratos entregues aos clientes, podem ser muito prejudiciais para uma empresa. Neste cenário, os clientes não conhecem as condições de uso e as responsabilidades e isso acaba gerando um desgaste na relação entre as partes.

Portanto, a palavra de ordem é – descomplique.

  • Avalie o perfil de seus clientes e potenciais clientes e veja se sua linguagem está adequada durante a após as negociações;
  • Revise manuais e contratos entregues aos clientes;
  • Mantenha a equipe de vendas alinhada ao perfil dos consumidores e atenta à comunicação com estes.

6. Elimine duplicidades

As ações duplicadas são uma das grandes vilãs quando o assunto são problemas de processos internos. Isto porque uma simples ação duplicada pode gerar mais custos, mais tempo de trabalho e até mesmo a perda de um possível cliente.

Portanto, se você pretende vender mais e melhor em sua empresa, é fundamental identificar e eliminar as duplicidades em processos. E para conseguir realizar esta tarefa, é possível seguir três passos que são: alinhar a comunicação interna, manter equipe treinada e utilizar a tecnologia à favor da empresa.

 

Muitas vezes, a busca por melhores desempenhos no mercado, pode estar dentro das próprias empresas que mantém seus processos internos desestruturados, seja por falta de tempo, conhecimento ou por qualquer outro motivo.

Aqui na WCK, contamos com processos definidos, controle de tarefas, a produtividade é um assunto levado muito a sério e o nosso controle de projetos é rigoroso. E se sua empresa pretende vender mais e com mais qualidade, conte com a gente para te ajudar a melhorar seus processos internos e alavancar melhores resultados!

Gostou das dicas? Se você pretende alavancar suas vendas com qualidade, conte com o apoio da WCK!

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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