6 dicas para melhorar a experiência do usuário do seu web site

6 dicas para melhorar a experiência do usuário do seu web site

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  • 4 de Maio de 2017

experiência do usuário, do inglês User Experience (UX) é um aspecto essencial do design de um site, que visa melhorar a experiência que um usuário tem ao navegar pelo site da sua empresa. A UX é o processo de aumentar a satisfação do usuário, melhorando a acessibilidade, usabilidade e eficiência da interação do usuário com os sites. É tudo sobre os sentimentos dos usuários quando eles visitam o site da sua empresa.

A UX é, assim, um ponto importante da gestão de clientes, pois ajuda a capturar e manter a atenção do seu público atual e potencial. Mas como melhorar a experiência de quem entra em contato com a minha empresa e manter meus clientes felizes?

Existem várias maneiras de melhorar o site da sua empresa focando na experiência do usuário, incluindo:

1. Tenha um site móvel amigável

Em 2014, os dispositivos móveis já haviam ultrapassado os computadores e se tornardo os aparelhos preferidos dos brasileiros na hora de acessar a internet. Essa é uma tendência que só irá aumentar nos próximos anos, logo seu site deve ser móvel e fácil de navegar, independentemente do tamanho da tela. Se as pessoas encontrarem o seu site quebrado a partir de um smartphone, não se preocuparão em acessá-lo a partir do computador. Em última análise, a sua empresa vai perder alguns clientes potenciais se o seu site não for responsivo.

Uma maneira rápida de testar isso é abrir a página da sua empresa no smartphone. O layout mudou completamente do jeito que aparece no desktop ou laptop? Ou será que o layout simplesmente encolhe para se ajustar à tela? Se foi isso o que ocorreu, seu site não é amigável para celular. Se você ainda não tem certeza se seu site é responsivo, que tal usar esta ferramenta gratuita e identificar esse ponto?

Em abril de 2015 o Google começou a dar preferência em seu ranking de pesquisa para sites que são amigáveis. Isto significa que empresas com sites compatíveis com dispositivos móveis serão mais bem classificadas pelo motor de busca.

2. Priorize títulos bem escritos e bem projetados

As manchetes do seu site devem incorporar o que seus clientes estão procurando. Mas por que priorizar títulos? Títulos orientam os leitores através de um site, permitindo que eles visualizem rapidamente o conteúdo que estão procurando. Fornecer a mensagem certa para o público certo é a chave para envolver ativamente o usuário.

Seus usuários não são os únicos que leem suas manchetes. Motores de busca também dão peso ao título quando leem um conteúdo. Logo, uma boa manchete pode influenciar diretamente na classificação do seu site nos motores de busca. Quer um bom exemplo? A Tuft & Needle  faz um trabalho criativo e conciso ao projetar seus títulos, explicando o que fazem e porque seus clientes vão se apaixonar por seu produto, se tornando mais atrativa.

3. Use calls to action com sabedoria

Os usuários da web sabem como navegar em um site e procurar pistas visuais que os ajude a encontrar o que estão procurando. Calls-to-actions são essenciais quando se pretende atingir uma alta taxa de conversão para o seu site. Sua chamada à ação é o que diz aos visitantes o que eles devem fazer em seu website.

Existem muitas páginas da web sem clara chamada à ação, que deixam o visitante sem qualquer pista sobre o que devem fazer durante a navegação. Sua chamada à ação deve claramente ser visível no seu website. Tamanho, cor, redação, distinção visual e posição precisam ser cuidadosamente considerados: muitas empresas observam um aumento de 15% ou mais em conversões apenas mudando a cor do texto.

No site Manpacks, o botão “Get Started” é visualmente distinto e a mensagem “milhares de pessoas já se inscreveram”, bem como uma lista de empresas conhecidas, criam confiança através de uma prova social, o que aumenta o número de usuários que fazem a ação pretendida pela empresa.

4. Tenha uma página consistente

Tamanhos de título, fontes, cores, imagens, estilos gráficos e espaçamento: tudo precisa ser consistente no seu site. Um design desarticulado faz o usuário se sentir desconfortável e pode levá-lo a perder a confiança em seu serviço ou produtos.

5. Use imagens de alta qualidade

Imagens e vídeo desempenham o papel mais importante para capturar a atenção do visitante. Tenha imagens e garanta que as pessoas se envolvam imediatamente. As imagens fazem seu site se humanizar. Os usuários confiam e gostam de coisas que parecem mais humanas e menos robóticas.

Quer uma prova? A Highrises aumentou sua taxa de conversão em 102,5% apenas por incluir a imagem de um cliente feliz em sua homepage.

Poderíamos dedicar um único post à importância e o uso adequado de imagens de alta qualidade em um site, mas, em geral, siga essas dicas:

  • fFique longe dos bancos de imagem genéricos, como o Stock Photography. Sempre que possível use uma fotografia original;
  • Use imagens que expressem a identidade da sua marca;
  • Mantenha as imagens relevantes para o usuário.

6. Velocidade da página

Não é nenhum segredo que os usuários têm períodos curtos de atenção. Nada é mais frustrante para as pessoas do que esperar um site lento carregar. Na verdade, elas não vão esperar, elas simplesmente saem da sua página e entram em outro site.

Se você comprar em um shopping center e enfrentar qualquer experiência ruim, o que você faz? Provavelmente você não irá voltar a esse lugar novamente. O mesmo acontece em seu site. Se o seu público tiver alguma experiência ruim, nunca mais voltará.

Um estudo da Radware revelou que um atraso de dois segundos no tempo de carga durante uma visita resulta em taxas de abandono de até 87%. Assim, para manter os usuários no seu site, certifique-se que o seu desempenho seja rápido e confiável. Esta ferramenta gratuita é ótima para medir a velocidade do seu site.

Pensamentos finais

A sua empresa não pode sobreviver on-line se não oferecer uma boa experiência ao usuário, pois é exatamente isso que faz as pessoas voltarem ao seu site de novo e de novo. Mais que isso, é um ingrediente importante no processo de conversão de visitantes em compradores e na manutenção de clientes felizes. Se você quer vender mais, não pode continuar negligenciando a qualidade da navegação do site da sua empresa na sua estratégia de gestão de clientes.

O site é uma ferramenta fundamental hoje e precisa ser pensado, planejado e desenvolvido com o máximo de cuidado e dedicação, levando em consideração o valor que você deseja passar para o seu cliente.

Além de levar em conta a experiência que o cliente tem em seu site, você precisa pensar também no conteúdo: o site da sua empresa é um mero cartão de visitas digital ou entrega informação para o cliente? 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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