6 cuidados que você deve ter nos tempos de crise

6 cuidados que você deve ter nos tempos de crise

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  • 25 de Janeiro de 2016

Não é novidade que o Brasil vive em tempos de crise, onde as previsões econômicas são cada vez mais negativas. Neste cenário, os empresários temem que seus negócios fracassem e na pior das hipóteses, venham à falência.

Mas afinal, quais cuidados devem ser tomados com relação aos custos em épocas de crise? E quais outros cuidados devem ser avaliados durante uma fase de recessão? Acompanhe a seguir 6 dicas para você preparar sua empresa para enfrentar esta etapa:

1. Planejamento

Muito se fala sobre a importância de um bom planejamento ao abrir uma empresa, mas para manter o negócio nos trilhos é preciso refazer o planejamento de tempos em tempos. Em épocas de crise, por exemplo, é fundamental que a empresa refaça um planejamento, uma vez que o cenário do mercado muda e a empresa precisa acompanhá-lo.

Portanto, seja bimestral, semestral ou anual, fazer um bom planejamento irá auxiliar a empresa a evitar surpresas desagradáveis em tempos de crise. Desta forma, é importante coletar o máximo de informações necessárias, avaliando o atual cenário econômico e definindo novas projeções para o futuro.

2. Fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa de uma empresa é muito importante para sua sobrevivência em qualquer época. Mas se tratando de períodos de crise, esta ferramenta se torna muito mais importante.

Neste caso, é fundamental ter as seguintes atenções:

  • Separe as despesas fixas das despesas variáveis e defina um teto máximo para cada uma delas;
  • Jamais misture suas despesas pessoais com os gastos da empresa;
  • Monitore seu fluxo de caixa com frequência e acompanhe de perto a movimentação de entrada e saída.

3. Precificação

A precificação correta também deve entrar na lista como um cuidado essencial em tempos de crise. Reduzir drasticamente os preços para vender mais ou aumentá-los demais para cobrir despesas adicionais da empresa, são erros a serem evitados. Neste caso, é importante avaliar os preços cobrados atualmente e levar em conta a concorrência, as mudanças do mercado e o novo planejamento da empresa.

4. Fidelização

Manter clientes fidelizados também é um dos fatores mais importantes para se dar atenção em tempos de crise. Isto porque manter clientes já existentes ajudará a sua empresa a manter uma renda mais previsível, além de economizar também em investimentos para conquistar novos clientes.

O bom relacionamento e o uso de promoções para incentivar negociações, são somente alguns dos pontos para se dar atenção na hora de fidelizar clientes.

5. Marketing

Em tempos de crise, muitas empresas optam por cortar completamente seus investimentos em marketing. No entanto, este é um dos maiores erros que sua empresa não deve cometer. Em outras palavras, se o mercado já está ruim, deixar de investir em marketing poderá deixar o cenário ainda pior para sua empresa.

Sua empresa precisa aparecer mesmo em tempos de crise, pois é justamente nesta época que novas oportunidades aparecem e além disso, a crise pode não estar atingindo diretamente o seu público-alvo.

Investimento planejado

Mas se minha empresa não deve deixar de investir em marketing, o que devo fazer para não perder dinheiro com publicidade?

Optar por um modelo de marketing segmentado, poderá ajudar a sua empresa a alcançar resultados melhores com um investimento otimizado. Nós da WCK, podemos ajudar sua empresa a expandir sua marca e aumentar suas vendas com melhores investimentos, buscando por quem realmente deseja negociar com sua empresa.

6. Cortes de gastos

Em épocas de crise, evitar desperdícios é essencial para manter as finanças em dia. No entanto, quando se deseja cortar gastos, é preciso avaliar criteriosamente o que deve ser cortado. Demitir funcionários, por exemplo, nem sempre é a melhor opção e desta forma, é preciso planejar corretamente cada corte.

O mesmo vale para investimentos em marketing, pois conforme citado anteriormente, deve haver um planejamento e uma mudança de estratégia em vez de propriamente o corte de todos os investimentos em publicidade.

Saber administrar os negócios em épocas de crise, é um passo fundamental tanto para a experiência do empresário, quanto para o amadurecimento da própria empresa.

Conforme vimos, o planejamento deve ser o principal fator para tomar decisões e criar oportunidades em épocas de crise. Além disso, é importante tomar nota das lições aprendidas, pois as crises passam e o aprendizado deve ficar para ser aplicado também em épocas melhores.

E você, tem tomado quais cuidados com sua empresa em tempos de crise? Compartilhe conosco, comentando abaixo:

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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