5 Ted Talks fantásticos para te inspirar na hora de criar apresentações

5 Ted Talks fantásticos para te inspirar na hora de criar apresentações

  • 3
  • 5 de Maio de 2015

Não há nada melhor do que ter novas ideias e reestruturar aquilo já fazemos de olhos fechados. As palestras do TED – uma fundação sem fins lucrativos -, servem exatamente para apresentar histórias e soluções inovadoras feitas por pessoas comuns, que assim como todos nós, se reinventam para vencer os desafios diários.

Você sabia que muito destes “bate-papos” podem te ajudar na próxima vez em que estiver preparando uma apresentação? Isso mesmo. Não são apenas nos tutoriais que você deve buscar dicas nas próximas apresentações, sejam elas no Prezi, no PowerPoint ou qualquer outro software que você utilize com esta função.

Para te ajudar a vencer o slide branco e as mil possibilidades na hora de criar – e realizar – uma apresentação, listamos cinco palestras fantásticas do TED que sem dúvida, vão te inspirar a trabalhar melhor.

5 Dicas para apresentações brilhantes

1)  Promova interesse

Apresentar um conteúdo é despertar ideias, gerar curiosidade, criar debates e motivações. Neste talk Nancy Duarte mostra como as apresentações de sucesso possuem uma estrtura comum. Aprenda, neste vídeo, a cativar e promover a interativitidade por meio do que será mostrado ao público.

2)  A construção da apresentação

Aprenda com quem sabe, inspire-se e veja como criar uma apresentação interessante. Neste talk o Designer Sênior de apresentações no Prezi, Steve Wishman, apresenta o projeto de construção de uma apresentação, revelando e explicando cada etapa para obter um resultado criativo e cativante

3)  Explore os sentidos

Conseguir prender a atenção de quem está assistindo a sua apresentação não é tarefa simples. Porém, em uma era com tantas possibilidades e tecnologia, porque não ir além do visual e explorar outros sentidos? Este vídeo apresenta ferramentas de trabalhar de maneira multi-sensorial, com apoio de técnica e muita criatividade.

4)  Conte uma história

Todos nós somos feitos de fatos e vivências. Somos o resultado da nossa vida acadêmica, profissional e familiar, portanto temos muito história pra contar. Atualmente, as empresas tem buscado criar relações cada vez mais profundas com seus consumidores e o storytelling (ou contação de histórias) é uma das ferramentas mais eficazes. Portanto, na hora de fazer sua apresentação tenha isso em mente, pense a sua história, crie uma narrativa e conquiste a atenção daqueles que estão te assistindo. Entenda mais no vídeo.

5)  Seja confiante

Uma apresentação bem pensada já abre o caminho para conquistar a audiência, mas é preciso saber apresentá-la para quem te assiste. Na hora de falar em público, independentemente de quantos estão assistindo, é muito importante ter confiança em você mesmo e naquilo que está sendo dito. A psicóloga social Amy Cuddy compartilha a maneira de trabalharmos nossa linguagem corporal para nos portarmos com confiança, mesmo quando estamos inseguros.

Não existe fórmula mágica para criar uma apresentação de impacto e atraente, mas existem inúmeras formas de você se inspirar e ter novas ideias para produzir um trabalho cada vez melhor. Por isso vá sempre além, utilize novas ferramentas, ouse e seja criativo: conte histórias, explore os sentidos, use e abuse do poder do design na hora de criar sua próxima apresentação.

Você tem alguma outra dica para a criação de apresentações inesquecíveis? Compartilhe no campo dos comentários!

 

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o