5 razões pelas quais você pode estar faturando menos

5 razões pelas quais você pode estar faturando menos

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  • 22 de Janeiro de 2015

Algumas razões pelas quais você pode estar faturando menos

Se o faturamento está abaixo do esperado mesmo com o esforço em conjunto dos envolvidos, é hora de repensar certas atitudes. Talvez a abordagem pode não ser adequada, por isso, algumas ações devem ser adotadas para reverter esse quadro. Nem sempre aumentar a cartela de clientes é interessante para o faturamento, pois ele pode não ser bem aproveitado e os custos ainda podem aumentar. Conheça algumas razões pela qual voce pode estar faturando menos e veja como contornar essa situação.

1. Estratégia errada

Se a estratégia não atingir o público dificilmente os números serão satisfatórios. É de grande importância analisar a estratégia do negócio como um todo e não apenas na área de vendas. Em algumas situações a dificuldade em aumentar o faturamento é estrutural e os envolvidos não conseguem identificar. Por essa razão uma consultoria pode ajudar a encontrar quais barreiras existem e como contorná-las. Analisar todas as etapas de produção e como o produto ou serviço é oferecido permite identificar quais os pontos devem ser melhorados e quais mantidos. A partir daí é possível começar uma mudança que fará atingir as metas.

2. Ofertas pouco atraentes

Se as ofertas e condições não se adequam ao perfil do cliente, possivelmente ele irá se interessar. Nesses casos, a segmentação é a solução mais atraente, assim será possível oferecer produtos e serviços adequados. A segmentação pode ser feita tendo como base o local de atuação, pelo perfil de comportamento, bem como outros fatores como sexo, idade e renda. Uma vez definida a forma mais interessante de segmentação, a empresa poderá ampliar os segmentos ou até muda-los. Assim é mais fácil ofertar, determinar preços e lançar novos produtos/ serviços.

3. Falta de comunicação

Como dizem: a propaganda é a alma do negócio. Não é só ela, a comunicação com o cliente faz diferença e esta deve começar antes da compra. O funil de vendas começa quando o possível consumidor tem conhecimento sobre a marca ou produto. A partir daí ele deve ser conduzido até a compra e essa relação deve permanecer até o pós–venda, assim será mais fácil fidelizá–lo. Apresentações criativas, uso de redes sociais e demais ferramentas podem auxiliá-lo a se comunicar com os consumidores. O marketing digital pode auxiliar nessas questões, sobretudo na área de branding e na gestão da marca.

4. Gestão do negócio

Uma gestão bem focada e realista irá determinar o sucesso das vendas. Para isso é necessário se organizar bem e dedicar tempo para o empreendimento. Pense sempre em como pode melhorar o negócio e oferecer alternativas aos consumidores que sempre os deixarão interessados. Não é preciso disponibilizar novos produtos e serviços sempre e sim entender o cliente, o que ele precisa, dando mais liberdade de escolha.

Alguns softwares auxiliam nessas horas garantindo uma boa relação com o cliente. Entre eles o Zendesk, que permite um atendimento mais dinâmico com o cliente independente de seu segmento e classificação. Podem se beneficiar do Zendesk empresas que ainda não atuam na web, pequenas empresas, grandes empresas, Micro empreendedores, enfim, o programa se adequa a diferentes realidades.

Além da possibilidade de se comunicar de forma eficiente, o programa oferece relatórios, gerenciamento de chamados, integração com as redes sociais e outras funções. Tudo para auxiliar na comunicação e no gerenciamento.

5. Não tem uma presença online

Muitas empresas ainda não atuam na internet e isso é um erro grande, pois ela rende uma gama de vantagens. É possível encontrar diferentes públicos e gerar uma relação sólida com o cliente. Vale ressaltar que atuar na internet aumenta as possibilidades de atrair consumidores e de forma segmentada, sendo possível mensurar os resultados. Há diversos casos de empreendimentos que não possuíam nenhuma presença na internet e hoje já possuem um público cativo.

Gostou das dicas de hoje? Confira em nossa página cases de empresas que não tinham nenhuma presença na internet e com uma boa estratégia de Marketing Digital conseguiram alavancar as vendas.

 

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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