5 motivos para você NÃO implantar o marketing digital na sua empresa

5 motivos para você NÃO implantar o marketing digital na sua empresa

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  • 27 de abril de 2018

O Content Trends revelou que cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam o Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing, uma das abordagens do marketing digital. Trata-se de uma metodologia de sucesso, com ROI positivo, que se utiliza do conteúdo relevante para informar, cativar e iniciar o relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível conduzir o consumidor a uma jornada de compra que se estende até depois de fechado o negócio.

É essa maneira de lidar com o cliente que torna o marketing digital tão relevante para as marcas, uma vez que o público tende a pesquisar cada vez mais na internet antes de tomar a decisão de compra. Por exemplo, quando ele buscar informações nas principais mídias digitais, poderá encontrar a sua marca de forma espontânea, aumentando significativamente as chances de compra. Por essas e outras razões é interessante avaliar essa estratégia.

Mas será que vale a pena investir nessa metodologia? Veja alguns motivos para não implantar o marketing digital na sua empresa.

1 – Você não precisa se preocupar com custos

A 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mensura os números e hábitos de acesso da população brasileira, apontou que 58% dos brasileiros acessam a internet. São mais de 102 milhões de internautas acessando diferentes sites diariamente.

Para aproveitar esse potencial é preciso ter ciência de como lidar com o seu público na rede e utilizar as ferramentas e estratégias indicadas para seu nicho. Em comparação a outras estratégias, o marketing digital encontra essas pessoas, mas vai exigir investimento de recursos humanos, financeiros e de tempo.

2 – Você não quer criar um relacionamento com seu público-alvo

Mais gente navegando é sinônimo de mais gente se relacionando e consumindo informação, produtos e serviços. Essa é uma das principais razões da web ser um excelente canal de exposição. O marketing digital se vale de metodologias, técnicas e ferramentas que têm o intuito de criar um relacionamento eficiente das marcas com seu público, agregando mais valor ao seu negócio.

Quanto maior a credibilidade, maiores são as chances de engajar e alavancar o seu negócio. Mas se você não precisa criar um relacionamento com o seu público-alvo ou não tem a necessidade de manter seus atuais clientes, então o Marketing Digital não é para você

3 – Sua marca não precisa se comunicar com clientes

A reputação é o ponto-chave para o sucesso em qualquer área. O negócio precisa passar confiança aos clientes, caso contrário não sobrevive no atual mercado competitivo. A reputação das empresas online tem se mostrado algo cada vez mais relevante e, por isso, se tornado uma preocupação constante.

Isso porque ela é capaz de gerar indicações de clientes satisfeitos, permitir ao empreendimento se diferenciar dos seus competidores e concorrer com grandes empresas no mercado. O marketing digital cria um cenário para a marca se comunicar com seus clientes, seja através de e-mail marketing, redes sociais ou outros meios em que é possível conhecê-lo e oferecer uma solução para seus problemas.

4 – Você não tem tempo para a gestão dos resultados

Com uma estratégia eficiente, o marketing digital cria para a marca a possibilidade de direcionar os seus esforços de divulgação naqueles clientes pré–dispostos a adquirir seus produtos ou serviços. Você pode segmentar as suas campanhas e ações da maneira mais adequada, estabelecendo as regiões que são de interesse do seu negócio, o público-alvo, entre outras variantes.

É válido salientar que nenhum canal oferece tamanha flexibilidade e também a capacidade de analisar dados e mensurar os resultados com tamanha precisão como o marketing digital. Diante disso, quem adota o marketing digital deve dedicar tempo para analisar dados estatísticos e fazer a gestão dos resultados alcançados.

5 – Você quer que seu negócio seja do jeitinho que sempre foi

Se as suas ações de marketing são as mesmas usadas há mais de 10 anos para divulgação, seu negócio pode estar estagnado. As coisas mudam o tempo todo e é importante estar a par de algumas delas, sobretudo aquelas que beneficiam o planejamento.

A possibilidade de mensurar tem a vantagem de melhorar a estratégia com objetivo de gerar mais oportunidades e calcular o retorno sobre investimento – ROI. Cada vez que a estratégia é ajustada, aumenta a conquista de espaço no mercado.

Esse é o momento de pensar se a sua estratégia atual atende as suas necessidades? Ela pode chegar ao número de clientes que você quer e abrange novos nichos? Se não, porque não tentar o inbound marketing? Como qualquer outra metodologia de marketing, não há uma solução, mas sim um caminho a seguir, moldado a partir de estudo, investimentos e confiança. Dessa forma o sucesso e os resultados virão mais rápido do que você imagina.

E você? Está convencido de que não precisa de marketing digital? 

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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