5 indicadores de marketing digital que você precisa conhecer

5 indicadores de marketing digital que você precisa conhecer

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  • 10 de novembro de 2016

O marketing digital é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Porém, não basta apenas planejar e executar o plano. É preciso fazer uma mensuração dos resultados para avaliar a eficiência das estratégias aplicadas.

Como muitos gestores ficam perdidos na hora de praticarem essa tarefa, desenvolvemos esse post com os principais indicadores e ferramentas para ajudar você a apresentar relatórios mais precisos e confiáveis a diretoria da empresa. Confira!

1. Funil de marketing

O funil de marketing ou funil de vendas é uma estratégia importante para encaminhar os leads até a decisão final por uma jornada de compra. Cada etapa é trabalhada com objetivos diferentes e os leads vão se qualificando a medida que avançam por ele. O funil é divido em três partes fundamentais: atração (topo), consideração (meio) e decisão (fundo).

Se o seu negócio já possui essa estratégia, deve mensurar a quantidade de acessos no site e blog para avaliar a eficiência do topo do funil. Em seguida, observe as conversões de leads para medir a eficiência do meio do funil. Por fim, a quantidade de vendas geradas representará o resultado do fundo do funil.

Para ter acesso a esses dados, o ideal é contar com uma ferramenta de Landing Page e avaliar os resultados por meio do Google Analytics.

2. Resultados de campanha de mídia paga

Hoje não é mais tão difícil mensurar os resultados de uma campanha de mídia paga. Ferramentas gratuitas como o Google Analytics, por exemplo, oferecem funcionalidades incríveis para se avaliar resultados e gerar relatórios bem profissionais. Aproveite essa oportunidade para monitorar a taxa de cliques, a interação dos usuários nas páginas e as conversões em leads e de vendas geradas com a publicidade.

Use a ferramenta para surpreender a diretoria da empresa com relatórios das páginas mais acessadas, tempo de permanência dos usuários nas páginas de publicidade, origem do tráfego e muito mais.

Dados de interação nas mídias sociais

Você sabe como anda o relacionamento entre a marca e os usuários? Muitos gestores sentem grandes dificuldades em medir isso. As mídias sociais podem funcionar como termômetro de relacionamento com o público, mas é preciso medir o grau de envolvimento e engajamento deles com a empresa. Para isso, use uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management).

Existem inúmeras opções de softwares disponíveis na internet com essas funcionalidades e, agora, fica mais fácil mensurar os resultados de campanhas e outras estratégias executadas por lá.

3. Custo por Lead (CPL)

O CPL representa o esforço empregado para converter um usuário em lead e deve ser calculado para se avaliar a eficiência das estratégias aplicadas. O CPL pode ser calculado da seguinte forma:

CPL = valor investido na estratégia de marketing / quantidade de usuários convertidos em leads

4. Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

No caso do CAC, o cálculo visa demonstrar quanto é necessário investir para se fazer uma venda. Chegar nesse resultado também é bem simples. Veja a fórmula abaixo:

CAC = valor investido na estratégia de marketing / quantidade de vendas geradas

Tanto para o cálculo do CPL quanto para o cálculo do CAC, utilize uma ferramenta de métricas como o Google Analytics, por exemplo, para conseguir os dados necessários e realizar o cálculo com maior precisão.

5. ROI (Return On Investiment)

O ROI, diferente do CPL e do CAC, demonstra qual é a rentabilidade de cada investimento financeiro realizado nas estratégias. É importante fazer esse cálculo para se avaliar o custo-benefício do investimento. Veja como fazer:

ROI = receitas geradas com as vendas – valor total investido na estratégia

Esses indicadores são fundamentais para você fazer uma mensuração mais detalhada e gerar relatórios mais completos para a diretoria da empresa. Quanto maior e mais confiável for o número de informações adquiridas, mais poder de tomada de decisão os gestores terão.

E você, quais indicadores utiliza para medir a eficiência do marketing digital na sua empresa?

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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