5 desastres de marketing que sua equipe não deve cometer

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  • 28 de Abril de 2016

Para que você adquira experiência é necessária uma longa caminhada onde erros e acertos farão parte do seu caminho. Mas, como diz o bom e velho ditado: “O inteligente aprende errando, o sábio aprende com o erro dos outros…”. Então, nem sempre é necessário cometer enganos para poder adquirir novas lições de vida – e negócios.

Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas valiosas sobre os erros que o time de marketing de sua empresa não precisa cometer. São aquelas pequenas faltas cometidas frequentemente por equipes inexperientes (ou não). Veja só:

Erro 1 – Subestimar o potencial da internet

Este é um erro clássico, principalmente nos negócios que nasceram antes da era da informação e acabaram não se atualizando a respeito das novas ferramentas de marketing que a tecnologia tem a oferecer. Há quem pense que criar um site para a empresa é o suficiente e consideram o investimento em marketing um desperdício de receita da empresa. Além de ser um grande erro, atualmente pode fadar uma empresa ao fracasso.

Nós vivemos na era da informação digital, onde as mídias digitais vêm ganhando mais espaço perante as mídias tradicionais. Seja atrás de informação, entretenimento, fonte de estudos e pesquisas ou até mesmo para fazer compras, o fato é que a internet está a cada dia mais fazendo parte da vida das pessoas. Pode ter certeza que os seus concorrentes sabem disso e já estão investindo em marketing digital!

Erro 2 – Insistir em técnicas de marketing ultrapassadas

As antigas técnicas de marketing tem uma taxa de rejeição muito grande. Envio massivo de e-mails oferecendo produtos ou serviços que as pessoas não solicitaram, envio de mala direta, entre outras práticas ultrapassadas são o que chamamos de marketing de interrupção. Elas desperdiçam tempo e recursos, além de queimar a imagem da empresa.

Cerca de 60% das empresas no Brasil já tem investido em Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo. Certamente, a sua empresa precisa se enquadrar nesta realidade para alcançar melhores resultados! Veja o próximo tópico:

Erro 3 – Não possuir uma campanha baseada nos conceitos de Inbound Marketing

Inbound Marketing é, como descrevemos, o conceito mais promissor de se estruturar campanhas publicitárias, seja para promover um produto específico, uma marca, uma empresa ou até mesmo uma ideia. Diversos profissionais do mundo inteiro, altamente conceituados na área de marketing, vêm estudando e contribuindo com valiosas experiências para se definir o conceito de Inbound Marketing há mais de uma década.

O Marketing de Conteúdo, como o próprio nome já diz, consiste em divulgar uma marca de forma indireta, através da produção de conteúdo relevante de acordo com o interesse do seu público alvo, “educando” o cliente potencial para que ele busque o seu produto, e não o contrário.

Erro 4 – Desconhecer a sua Persona

Como a sua equipe de marketing poderá produzir conteúdo relevante se não souber quem é o “destinatário” deste conteúdo? Não se surpreenda, mas este erro é mais comum do que você possa imaginar. Uma fatia incalculável das empresas desconhece qual é realmente a Persona de seu produto.

Publicamos recentemente um post com dicas úteis de como fazer esse processo de personas, vale priorizar como tarefa para começar agora na sua empresa. Toda a estratégia de marketing digital é orientada para sanar as dores dos seus potenciais clientes. Essa definição vai trazer mais objetividade e foco na sua estratégia de conteúdo.

Erro 5 – Não manter a frequência e a qualidade de seu conteúdo

Sem dúvidas este é um grande erro que acontece principalmente por falta de disciplina da equipe de marketing. Para que a sua marca se mantenha nas melhores posições dos buscadores,  o conteúdo produzido por sua empresa deve ser considerado relevante pelo público.

Além disso, é muito importante que seja mantida a frequência de publicação das postagens, esses pontos garantem que sua audiência orgânica se mantenha em crescimento todos os meses. Faça essa lição de casa, vale a pena!

 

Então, estas dicas te ajudaram de alguma forma? Continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo do marketing digital e não se esqueça de deixar o seu comentário!

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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