4 razões para otimizar seus vídeos e melhorar sua estratégia de Inbound Marketing

4 razões para otimizar seus vídeos e melhorar sua estratégia de Inbound Marketing

  • 1
  • 13 de dezembro de 2016

As pessoas estão assistindo e compartilhando vídeos como nunca antes. Duvida? O YouTube já é o segundo maior buscador da web, atrás apenas do Google, e apenas no Facebook (que nem mesmo é um mídia direcionada a este formato de conteúdo), usuários assistem atualmente 100 milhões de horas de vídeo por dia.

Consequentemente, a produção de conteúdo audiovisual se tornou uma tendência e uma ferramenta poderosa para atração de audiência e potenciais clientes. Empresas e empreendedores de todos portes e setores estão investindo em produção de vídeos. Se você ainda não investe nesse formato, vamos te dar mais razões para você apostar em vídeos e te ensinar como otimizar suas produções e melhorar suas estratégias de Inbound Marketing.

1. As empresas e suas estatísticas confirmam a tendência

  • Cisco – Até o final de 2017, quase 70% de todo o tráfego da internet será relacionado a vídeos;
  • Marketing Land – Pesquisas que retornam vídeos têm uma taxa de cliques 41% maior e cerca de 62% dos resultados das buscas correspondem a vídeos;
  • Comscore – Em sites que possuem vídeos, os usuários permanecem até 2 minutos a mais do que em sites sem conteúdo audiovisual;
  • FastCompany – Cerca de 90% dos consumidores que fazem compras pela internet afirmam que os vídeos têm um papel fundamental na hora da decisão;
  • Comscore – Os brasileiros são os maiores consumidores de vídeos de toda a América Latina: cerca de 91% dos usuários consomem conteúdo audiovisual todos os dias.

2. Os vídeos atendem a todos os tipos de público e formato

Basta acessar o Youtube por cerca de 1 hora, ou simplesmente descer o feed do Facebook, e você verá que existem inúmeros formatos de vídeos: webinars, hangouts, transmissões ao vivo, animações, formatos que utilizam conceitos de storytelling, entre tantos outros. O que significa que sua empresa pode adotar o modelo que melhor convir para seu produto ou serviço, tudo de acordo com o seu público alvo.

3. Mais engajamento representa maior alcance

A palavra “viral” faz algum sentido para você? Não é preciso ser um especialista para ver a dimensão do alcance que os vídeos têm nas redes sociais hoje em dia. Por ser tão simples de compartilhar, as pessoas divulgam vídeos de todos os tipos durante 24 horas por dia, sejam eles informativos, inspiradores ou divertidos.

4. Um ótimo recurso para suas estratégias de marketing

A vida das pessoas está cada vez mais corrida e agitada, o que significa que nem sempre elas têm tempo para parar e ler um texto. Já os vídeos, muitas vezes são assistidos por essas mesmas pessoas como forma de entretenimento e relaxamento em um rotina cheia, pois seu formato é mais dinâmico e “automático”.

Isso é um prato cheio para otimizar suas campanhas de marketing. Basta ter criatividade e o suporte de profissionais experientes em Inbound Marketing para que a sua empresa possa produzir vídeos atrativos, com um alto índice de acessos e compartilhamentos.

Otimize e obtenha resultados ainda mais expressivos

O seu vídeo será indexado aos mecanismos de pesquisas, mas para que ele seja otimizado para as buscas orgânicas é muito importante seguir algumas boas práticas:

Palavras-chave no título

Assim como funciona com os conteúdos escritos, o título é uma das principais formas de informar aos mecanismos de buscas qual a relevância do seu vídeo. Por isso, é muito importante que além de elaborar um título chamativo – para atrair o usuário, ele também contenha as principais palavras-chave.

Palavras-chave no título do arquivo

A maioria das pessoas que postam vídeos no Youtube não costumam se importar com o nome do arquivo na hora de fazer upload. Entretanto, esta é uma das suas oportunidades de otimizar o seu material para as buscas orgânicas. Evite fazer upload de arquivos com o título que foi gerado automaticamente pelo software de edição, como por exemplo: video_98765.mp4 ou video_987654.avi. Altere o título do seu arquivo e inclua nele também as principais palavras-chave.

Tags, imagem de capa e descrição

Podem parecer detalhes menores, mas os itens acima, se bem trabalhados, reforçam a estratégia de otimização. Escreva uma descrição atraente para o seu vídeo e escolha uma imagem que capte a atenção do usuário. Por fim, inclua tags com as principais palavras-chave do conteúdo, pois isso ajuda na classificação do vídeo.

Os números comprovam o potencial de atração que o formato tem sobre o usuário, portanto, não há como ignorar mais a importância do vídeo em um estratégia de conteúdo, não é mesmo? Avalie como integrá-lo às suas campanhas, aposte na otimização e colha os resultados.

Está decidido agora a usar vídeos para alavancar as estratégias da sua empresa? Então conheça cinco maneiras irresistíveis de usar vídeos em marketing de conteúdo.

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o