4 passos infalíveis para desenvolver minha persona

4 passos infalíveis para desenvolver minha persona

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  • 24 de agosto de 2016

Uma persona é uma representação fictícia que descreve o perfil do cliente ideal. Elas são criadas com o objetivo de ajudar as empresas a conhecerem melhor o seu público e compreenderem suas dores e necessidades para então, poderem fornecer soluções adequadas.

Porque desenvolver uma persona?

Pode-se dizer que as personas funcionam como bússolas que auxiliam as empresas no direcionamento das estratégias de marketing e vendas de uma empresa. Isto significa que as personas ajudam as empresas a identificarem o perfil do cliente ideal para poderem focar suas energias no atendimento de um público específico.

Em outras palavras, quando uma empresa não cria suas personas, ela acaba desperdiçando investimentos de marketing com um público errado e consequentemente não realiza vendas conforme planejado.

E por falar em marketing, sabemos que o inbound marketing é uma das melhores estratégias da atualidade e tem o desenvolvimento de conteúdos como base para atrair leads e transformá-los em clientes por meio do engajamento.

No entanto, para que isto ocorra de maneira efetiva, voltamos a ela: você precisa conhecer a sua persona para saber qual o tipo de conteúdo irá atrair o seu cliente ideal e quais outras estratégias terão sucesso.

Como desenvolver a persona para a minha empresa?

Agora que você já conhece os motivos para desenvolver suas personas, confira a seguir quatro passos para começar a criá-las em sua empresa:

1. Faça perguntas

Uma das melhores maneiras de começar o processo de criação de personas é entrevistar atuais clientes e prospectos da sua empresa.

Abaixo listamos as principais perguntas que você pode fazer na hora de começar a desenvolver suas personas.

  • Qual o seu cargo e quais atividades desempenhadas em seu trabalho?
  • Qual o ramo de atuação da empresa onde trabalha?
  • Quais são os seus desafios no trabalho?
  • Quais são os seus objetivos e quais são as suas dificuldades para atingi-los?
  • Como você busca aprender novos conhecimentos em seu trabalho?
  • Quais redes sociais você utiliza?
  • Descreva um breve histórico sobre você. (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos, educação, trajetória profissional, entre outros detalhes.)
  • Quais são os seus hábitos de compra? (pesquisas, frequência de compra, loja física/online).

Vale lembrar que quanto mais informações você conseguir, mais completas serão as suas personas. Portanto, busque fazer as perguntas que melhor se encaixam para o seu negócio.

2. Encontre padrões

Após coletar as informações do seu público por meio de um questionário, reúna os dados e busque por um padrão de respostas. Ou seja, tente encontrar características comuns entre cada membro entrevistado a fim de identificar problemas, necessidades e desejos comuns.

Em seguida, inicie o processo de composição das personas, definindo quais são as mais importantes. Não existe uma quantidade mínima ou máxima de personas a serem criadas, no entanto, é preciso ter em mente que cada persona criada precisará ter toda a sua atenção de modo a trabalhar toda a estratégia em cada uma.

Isto significa que ter uma quantidade menor de personas acaba sendo mais viável para a empresa, pois assim é possível focar melhor no perfil do cliente e gerar resultados melhores.

3. Estruture a sua persona

O processo de estruturação é a etapa onde você dá vida a sua persona. Ou seja, é nesta etapa que você separa toda a informação coletada e personifica a sua persona, dando-lhe um nome, uma profissão, idade e até mesmo cria uma breve história com seus hábitos diários.

Esta dica irá ajudá-lo a transformar sua persona em muito mais do que uma simples informação em uma folha de papel, afinal, sua persona representará o tipo de público que irá acessar o seu site, ler o seu blog, assinar sua newsletter e negociar com a sua empresa.

4. Evite erros comuns

Como um último passo, vale a pena estar atento aos principais erros cometidos durante o processo de criação de personas. Confira abaixo os erros mais comuns a fim de poder evitá-los:

  • Criar personas demais;
  • Tomar decisões baseadas em achismo;
  • Perder tempo com detalhes irrelevantes;
  • Fazer pouca pesquisa durante a coleta de dados;
  • Não apresentar as personas criadas para toda a companhia;
  • Não compreender as dores do seu público;
  • Focar em personas que não compram.

Criar personas é fundamental para qualquer empresa, pois esta tarefa é o ponto de partida para a atração, engajamento, conversão de vendas e até mesmo fidelização de clientes.

E você, já criou as personas da sua empresa? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários:

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Lilian Rios

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Especialista Inbound Marketing

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