4 momentos em que o Inbound Marketing salvou empresas

4 momentos em que o Inbound Marketing salvou empresas

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  • 27 de outubro de 2016

O Inbound Marketing já é três vezes mais popular que o outbound marketing (o chamado marketing tradicional) em todo o mundo. Mas será que seus benefícios trazem, de fato, resultados expressivos para as empresas?

Confira 4 cases que mostram como o Inbound Marketing salvou o resultado de várias empresas.

The Dollar Shave Club

A The Dollar Shave Club é uma empresa que vende lâminas de barbear com alta qualidade, atendimento personalizado e entrega a domicílio. Mas que nadava em um mercado já saturado de produtos similares.

Com a divulgação de uma vídeo que custou cerca de 4 mil dólares e gerou mais de 12 mil novos clientes em menos de 2 dias e 22 milhões de visualizações, a empresa começou investir fortemente no Inbound Marketing e na experiência do usuário, através de blog posts, vídeos no YouTube e campanhas em diversas mídias sociais. O resultado? A empresa foi comprada por R$ 1 bilhão pela Unilever.

Lynden Logistics

A Lynden Logistics é uma empresa que atua na área de transporte, especialista em operar em lugares difíceis, como Alaska, Canadá e Rússia. Depois de muito investir em estratégias tradicionais de marketing, como anúncios em jornais e banners na internet, a empresa percebeu que não estava tendo o retorno desejado e que os leads que chegavam não estavam qualificados, partindo para o Inbound Marketing.

Com a implementação de estratégias de SEO, landing pages e Marketing de Conteúdo, a empresa verificou um aumento de 412% os pedidos de cotação online e 92% no volume de ligações para o call center.

Ripio

Há mais de 15 anos no mercado, a Ripio é uma das principais fornecedoras de uniforme escolar do Sistema Objetivo de Ensino, que conta com mais de 5.000 escolas espalhadas pelo Brasil e 500.000 alunos.

A empresa sofria com a sazonalidade das compras, que sobrecarregava a produção e logística em um período, seguida de períodos de baixa. A Ripio decidiu então implantar o Inbound Marketing para aumentar seu market share e mudar o processo de compra e consumo do mercado, tornando sua marca reconhecida.

Principais ganhos em 12 meses:
100% de aumento no faturamento
100% de aumento de market share
1.000% de aumento no tráfego orgânico
De zero a 5.000 leads (20% da base é composta por compradores ativos e recorrentes)
Campanha Black Week (apenas e-mails) gerou R$ 16.971,05 de faturamento extra
Diminuição do CAC (de R$ 74,41 para R$ 16,48)

PS do Vidro

Há mais de 30 anos no mercado, o PS do Vidro é um dos maiores atacadistas e varejistas de vidros, espelhos e acessórios de São Paulo. Porém, apesar de ter um bom produto, a empresa lidava constantemente com reclamações de clientes, muito por conta de atendimento deficiente, pós-venda inexistente e site com baixa qualidade, o que acabava se refletindo na confiança que os clientes tinham sobre a empresa.

Para mudar a percepção de valor, melhorar a reputação e posicionar a empresa como autoridade no seu segmento, o site do PS do Vidro foi reestruturado para deixá-lo inbound friendly, um blog com conteúdo exclusivo e focado na persona da marca foi criado e o investimento foi direcionado para atrair, nutrir e converter esse público. Como resultado em um trabalho realizado entre Abril e Agosto, o PS do Vidro registrou:

1000% de aumento no tráfego orgânico
61,72% aumento no faturamento no site
12,58% aumento no faturamento nas lojas
CPL: de R$37,84 para R$12,84
ROI: 1,25
Crescimento: 6%

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Local: Centro de Convenções CentroSul – Florianópolis/SC

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