4 iniciativas em Marketing Digital para startups que querem escalabilidade

4 iniciativas em Marketing Digital para startups que querem escalabilidade

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  • 27 de fevereiro de 2018

Um dos maiores desafios das Fintechs é aprender como escalar o negócio de forma saudável e segura, sem prejudicar o andamento da empresa. O marketing digital para startups é uma ferramenta que ajuda nessa tarefa, além de oferecer estratégias e planejamentos de comunicação direcionados para a obtenção de resultados efetivos.

Para criar um negócio escalável é preciso estar constantemente atualizado com as novidades do mercado, manter-se conectado às mudanças e entender os diferentes caminhos que os consumidores estão percorrendo. Inovação já faz parte do DNA de uma startup e estabelecer uma visão global do todo não é tarefa de outro mundo para os integrantes deste modelo de negócio. Portanto, um ponto que precisa de atenção redobrada são os clientes.

De nada adianta oferecer um produto ou serviço inovador, totalmente disruptivo, tecnológico ou fantástico, se o seu público-alvo não conhece ou não o quer. Pensando nisso, o contato e o engajamento com os leads da sua startup tornam-se cada vez mais necessários. Não só para comunicar as novidades da sua empresa, mas também para criar novas necessidades de mercado e informar-los dos benefícios que determinados avanços e serviços podem oferecer.

Marketing digital para startup

Marketing digital e escalabilidade andam juntas na tarefa de potencializar o crescimento e o sucesso das startups. A ferramenta de marketing aplicada ao ambiente digital pode oferecer uma série de caminhos e alternativas para alcançar este objetivo. No entanto é preciso conhecer bem cada uma das iniciativas e estabelecer estratégias alinhadas ao objetivo da empresa, justamente para garantir a correta aplicabilidade delas.

Agora vamos listar aqui 4 iniciativas de marketing digital para que a sua Fintech possa aproveitar essa ferramenta e obter resultados concretos.

Marketing de Conteúdo

Este item vem em primeiro lugar na lista de iniciativas, pois é ele que irá assegurar o êxito dos pontos que serão abordados adiante. Existem diversas maneiras de divulgar uma empresa ou produto no ambiente virtual, mas todas elas contam com a ajuda do conteúdo para serem executadas. A aplicabilidade do marketing de conteúdo na estratégia de comunicação da startup garante que tudo que será produzido e compartilhado com o público-alvo seja relevante e estruturado de uma forma que realmente impacte o cliente. Além disso, ele também garante um maior engajamento da empresa com seus leads e aumenta as chances de conversão em vendas.

De forma prática, o marketing de conteúdo ajudará na tarefa de comunicação e a percepção do cliente, permitindo uma maior compreensão da real necessidade dele e os assuntos que mais o interessam. Com isso, é possível estabelecer um acompanhamento mais efetivo do mercado e os passos que a empresa precisa tomar para crescer.

Buscadores do Google

Hoje, o Google é a principal ferramenta que os consumidores recorrem quando têm alguma dúvida ou precisam achar algo. Logo, se a sua startup busca crescimento e resultados ela precisa conquistar uma boa posição nos buscadores do Google e ser vista pelos internautas.

Existem duas formas realizar esta tarefa: SEO (Searching Engine Optimization) e SEM (Searching Engine Marketing). As técnicas de SEO aplicadas aos conteúdos do site e aos materiais compartilhados no ambiente digital ajudam a conquistar um crescimento orgânico do site, oferecendo um retorno gradativo de médio a longo prazo. Já o SEM é uma forma mais rápida de conseguir um bom posicionamento nos buscadores do Google, mas exige investimento e técnica para a criação de campanhas pagas.

Redes Sociais

As redes sociais já são ferramentas mais populares e muita gente já conhece, mas para que elas consigam realizar um trabalho positivo para a sua Fintech é preciso tomar alguns cuidados. O planejamento é o primeiro deles, não adianta sair por aí criando uma série de perfis sem uma estratégia ou um planejamento. Lembre-se você precisa estar onde o seu público está, então escolha bem os canais que irá utilizar.

As redes sociais funcionam como uma ferramenta para você estabelecer um contato mais próximo com o seu cliente, por isso é extremamente importante estar atento a esses canais e responder as solicitações de forma rápida e organizada. A comunicação digital também precisa estar sincronizada com as estratégias da empresa, então fique atento na hora de produzir e compartilhar conteúdos.

Monitoramento e mensuração de resultados

Um dos maiores benefícios que o marketing digital oferece é o monitoramento e a mensuração dos resultados. Isso facilita a real compreensão do retorno de todo o trabalho que está sendo feito. Com base nas análises de métricas é possível não só olhar os resultados do que foi feito, mas também consertar o que está errado e criar novas estratégias para o futuro. Essa iniciativa oferece mais dinamização para as startups, que dispõem de pouco tempo para garantir o sucesso da empresa.

O trabalho de marketing digital para startups vai muito mais além, ele envolve uma série de outras análises e técnicas aplicadas para potencializar o desenvolvimento da empresa no ambiente digital. De qualquer forma, colocando essas 4 iniciativas em prática você já poderá conquistar um crescimento mais organizado e direcionado para a sua Fintech, aumentando o engajamento dos seus clientes e garantindo a escalabilidade do seu negócio.

Se você gostou desse texto e busca formas de potencializar o crescimento da sua Fintech entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Agência WCK pode te ajudar.

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