3 passos para criar uma apresentação quando você não sabe por onde e como começar

3 passos para criar uma apresentação quando você não sabe por onde e como começar

  • 8
  • 22 de agosto de 2014

O maior desafio ao receber a tarefa de montar uma apresentação é não saber por onde começar. Bate o desespero e você não sabe se desenvolve o conteúdo, faz algumas pesquisas, procura por imagens e tipos de fonte ou se escolhe um tema pronto no Power Point.

O erro mais comum que muitos cometem é não saber qual o primeiro passo a ser dado. E aqui estão os passos iniciais para você iniciar corretamente.

1º Passo – Organizar o conteúdo

Organizar uma apresentação está muito além de apenas escolher um tema. Ela começa antes mesmo de você ir para frente do computador e a primeira coisa a se fazer é se perguntar: Qual é a mensagem principal? Organize todo o conteúdo que pretende compartilhar e separe por nível de importância.

2º Passo – Definir a mensagem principal

Definir a mensagem principal é escolher para onde a sua apresentação será conduzida. Estude o público para o qual você irá se apresentar e entenda o seu perfil. Informe-se sobre a média de espectadores que comparecerá, sua faixa etária e se será interno ou externo à empresa. Cada um desses pontos influencia sua mensagem.

3º Passo – Definir elementos secundários e mensagem de encerramento

Elenque os principais dados a serem destacados e então estabeleça o ponto de partida e qual informação tem o peso ideal para o fechamento da sua apresentação. Além disso é importante lembrar de não colocar muitos dados em apenas um slide. Opte por distribuí-los em dois ou mais quadros. Desse modo a informação fica mais fluída e de fácil absorção e a audiência se mantém conectada às suas palavras e não perde o foco ao ler um extenso texto na tela.

[irp posts=”10997″ name=”Poluição Visual: Salve suas apresentações deste mal”]

 

O texto deve ser um recurso de fácil memorização na cabeça do seu público. Isso irá fixar os conceitos mencionados e criará uma arquitetura mental das principais ideias que pretende compartilhar.

 

Leave a Reply

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o