21 dicas para apresentações menos poluídas

21 dicas para apresentações menos poluídas

  • 1
  • 30 de março de 2015

Seja nos estudos ou durante a nossa atividade profissional, eventualmente precisamos recorrer ao uso de apresentação em slides para passar uma mensagem a um determinado público. Seja uma pequena plateia, um professor ou seu chefe.

Na ânsia de se fazer uma boa apresentação, muitas vezes exageramos em recursos visuais, deixando nossas apresentações poluídas e o resultado acaba sendo justamente o inverso do que pretendíamos. Para fugir desse mal confira a seguir 21 dicas para se fazer uma apresentação menos poluição, mais eficiente e com maior potencial para alcançar seu objetivo.

Dicas para salvar apresentações:

Pafrões irregulares

1 – Use sempre fundo claro nas apresentações. Evite fundos escuros, principalmente se o slide for apresentado durante à noite ou em um sala escura. Fundo preto deve ser utilizado somente para destacar imagens de fluorescência.

2 – Tome cuidado como tamanho da fonte a ser usada. Se apresentação ocorrer em um ambiente amplo, utilizar fontes pequenas vai impossibilitar a leitura de quem está mais distante da projeção.

3 – Não transforme o slide em um relatório. Nada colocar informação demais, com frases extensas ou vários parágrafos. Um slide deve conter somente mensagens básicas, tópicos simples e de fácil interpretação.

4 – Priorize fontes sem serifa (aqueles tracinhos embaixo da fonte). Fontes com serifa são ideais para textos impressos.

5 – Utilize informações hierarquizadas. Os amontoados sem uma lógica aparente dificultam a compreensão do público.

6 – Cuidado com as margens. Assegure de utilizar sempre um padrão de margem para todos os slides da apresentação. Se não, você corre o risco simplesmente de perder um pedaço do trabalho ao projetá-lo.

Pafrões irregulares

7 – Use imagens de boa qualidade. Uma imagem de baixa resolução ficará borrada ao ampliá-la e deixará uma impressão de desleixo.

8 – Somente utilize imagens se forem relevantes ao conteúdo.

9 – Evite cores desordenadas. Utilize-as como forma de hierarquizar o conteúdo.

10 – Se o texto for centralizado, não utilize marcadores.

11 – Se utilizar marcadores números, eles devem indicar a ordem hierárquica das informações contidas no slide.

Pafrões irregulares

12 – Não utilize tabelas muito grandes. Para boa interpretação do público, as tabelas devem conter no máximo sete linhas e quatro colunas. Quando possível, elimine as linhas para facilitar a leitura.

13 – Ao utilizar gráficos, produza-os de maneira que fique fácil de entender. Evito recursos visuais, como efeitos tridimensionais. Quanto mais simples, melhor.

14 – Use corretamente as letras maiúsculas e minúsculas. Utilizar um texto todo em caixa alta prejudica o slide visualmente.

15 – Ilustrações com traços muito finos prejudicam a visualização. Prefira desenhos com traços mais definidos.

Pafrões irregulares

16 – Procure usar apenas uma imagem por slide. Excesso de fotos prejudica a informação.

17 – Não abuse da animação. Utilizar demais esse recurso pode desviar o foco do público para o conteúdo apresentado.

18 – Slides demais podem tornar a apresentação maçante. Tente condensar as informações que você deseja passar em um número mínimo de telas possível.

Pafrões irregulares

19 – Ao utilizar ilustrações e/ou desenhos, garanta que eles sejam autoexplicativos. Obrigar que seu espectador se esforce para decifrar a ilustração torna a apresentação entediante.

20 – Não deixe seus slides sem título. O recurso ajuda o público a se situar a respeito do que está sendo abordado na tela.

21 – Por fim, tente definir um tempo máximo para que o espectador possa interpretar um slide. Se é possível compreender as informações projetadas em até dez segundos, é sinal de que você está sendo bastante eficaz em transmitir a mensagem desejada.

Você costuma fazer apresentações com slides? Tem algum truque para deixá-las mais atraentes? Compartilhe conosco nos comentários!

 

 

Deixe seu comentário abaixo

[contact-form-7 id="14318" title="Fale com a Lilian Rios (Fim de Post)"]
Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

o