11 maneiras de vender melhor suas ideias

11 maneiras de vender melhor suas ideias

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  • 10 de abril de 2015

Nada melhor do que ter a confiança necessária para vender suas ideias, não é mesmo? Apresentar propostas ou ideias para a equipe pode ser muito mais fácil do que você imagina. Esse ato deve ser natural, e para que você consiga fazer isso com a naturalidade necessária, separamos algumas dicas para te ajudar. Com estes pequenos truques você irá conseguir uma resposta mais positiva da equipe, dos clientes ou até mesmo dos seus amigos! Escolha o que mais lhe agrada e ponha em prática na primeira oportunidade!

11 dicas infalíveis para vender suas ideias

1 – Tenha auto confiança

Você deve ser a primeira pessoa a acreditar na ideia! E uma vez que você sabe que o que irá falar, é a melhor solução para um problema ou o melhor produto que a pessoa comprará.

2 – Prepare o terreno

Antes de apresentar a ideia ou produto, converse com as pessoas. Um bom vendedor deve conseguir a simpatia das pessoas ao redor antes de começar uma venda, o mesmo acontece na hora de apresentar uma ideia.

3 – Monte uma boa apresentação

Uma boa apresentação não significa um PowerPoint com letras piscando e uma slide cheio de informações. Você deve montar uma apresentação sóbria, com boas imagens e destacando apenas os pontos chave. Leia também 21 dicas para apresentações menos poluídas.

4 – Se baseie em dados confiáveis

Use dados de instituições conhecidas como pesquisas de universidades ou órgãos governamentais para comprovar que as ideias funcionam. As pessoas tendem comprar as ideias que estão bem embasadas em dados teóricos, mesmo quando a ideia estiver um pouco “fora da caixa”.

5 – Fale a verdade

Mentiras são notadas uma hora ou outra. Você deve sempre falar a verdade e ser sincero, na hora de apresentar projetos não inclua dados inventados. Uma farsa será facilmente descoberta e acabará manchando sua imagem.

6 – Dê exemplos

A ideia já foi usada antes por outra pessoa para resolver um problema similar? Então use a tática de apresentar esse estudo de caso para os ouvintes.

7 – Use a emoção

Em algumas situações é permitido usar a emoção. Fale de momentos importantes na vida das pessoas e também sobre o que elas podem atingir se seguirem sua ideia! Envolver as emoções e sonhos das pessoas faz com que elas apreciem mais a ideia ou no caso de um negócio, comprem mais do produto por acreditar em uma parceria promissora para o futuro. Para ter mais ideias sobre como usar a emoção na hora das apresentações leia também Os 3 segredos de Steve Jobs para Apresentações Fascinantes.

8 – Treine

Em algumas situações não é necessário apenas estar confiante mas saber exatamente cada passo a tomar. Para isso, treine e saiba exatamente como usar cada um dos recursos que você planeja usar para convencer que sua ideia é a melhor. Se irá usar um notebook, confira que tudo está funcionando bem, repasse a apresentação e pense na resposta de algumas das perguntas que podem surgir, isso irá deixar você mais preparado para tudo que possa acontecer.

9 – Cause uma boa primeira impressão

A aparência importa sim! Em uma situação de negócios, a aparência é a primeira impressão. Por isso é importante que se você quer parecer formal, demonstre isso já pelas roupas. Além disso, use uma linguagem formal e se comporte como é desejado em um local de trabalho, ou seja: não grite, não use palavrões e não entre em discussões desnecessárias. Ao invés disso, saiba conversar sobre todos os assuntos, seja plausível e educado.

10 – Saiba ouvir 

Muitas vezes nossos clientes ou colegas de trabalho querem ser ouvidos. Portanto, antes de discursar sobre as soluções que você traz ou a maravilha de produto que você vende, escute as necessidades do cliente. Ao escutar ele, você também recebe informações muito valiosas, como o que o cliente busca no produto e na relação de compra e venda.

11 – Seja claro e objetivo

Ao tratar de negócios com um investidor, vá direto ao ponto. Explique claramente porque você deve ser a pessoa escolhida, qual o projeto e quais a perspectivas do negócio a curto, médio e longo prazo. Lembre-se de citar números para ser mais convincente e preciso.

Se essas ideias sobre apresentações lhe interessaram, com certeza você também irá gostar do post 8 lições que aprendemos com a apresentação do iPhone 6!

Qual das dicas que você mais gostou? Conte-nos nos comentários e também nos conte qual é o seu truque para vender melhor suas ideias!

 

 

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Lilian Rios

Fale com a Lilian Rios

Especialista Inbound Marketing

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